Um workshop conduzido por consultores FábricaRH especializados nesse assunto, para ajudar empresas que buscam inovar na forma de desenvolver soluções – e ainda trabalhar melhor coletivamente. Com o treinamento, todos aprendem, na prática, como a cultura de inovação e o Design Thinking podem ser aplicados no dia a dia corporativo, em qualquer situação.

O que é Design Thinking?

 

Abordagem que possibilita olhar para problemas sob uma perspectiva mais humana e empática com objetivo de projetar soluções inovadoras e centradas nas necessidades reais de alguém.

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Como é o workshop “Design Thinking e Cultura de Inovação”?

 

Em módulos de 8 ou 16 horas, os participantes são convidados a resolver um desafio prático. Para isso, percorrem atividades que envolvem todas as etapas do design thinking, intercaladas com teorias, casos de sucesso, explicação de ferramentas, debates e reflexões coletivas e individuais.

 

Duplo diamante – etapas do design thinking

Para qual público?

 

 

Para qualquer área da sua empresa que queira trabalhar melhor coletivamente e desenvolver soluções (processos, produtos, entregas ou até relações) inovadoras e mais humanas. Também é um ótimo módulo para compor a grade de Universidades Corporativas. E você pode misturar pessoas de equipes e cargos diferentes na mesma turma. Vale para todo mundo, mesmo!

 

1: É necessária alguma experiência prévia?
R: Não. O workshop apresenta o Design Thinking de forma que quem não sabe nada ou tem um conhecimento básico aproveite a experiência.

2: Os participantes precisam trabalhar diretamente com inovação?
R: Não, pelo contrário. O workshop foi criado pensando justamente em que não atua diretamente nessa área, mas acredita que soluções inovadoras podem melhorar sua área, seus relacionamentos internos e externos, seus processos e suas entregas.

3: Existe algum limite para o público, em termos de trajetória de carreira?
R: Não. Criar uma cultura de inovação é um desafio conjunto e que envolve todos os tipos de profissionais. Desta maneira, o Design Thinking é um modelo mental que se adequa e faz sentido para um público amplo: de jovens aprendizes a profissionais em postos de lideranças.

4: No caso de haver várias áreas diversas interessadas, com profissionais com diferentes níveis de maturidade, é possível colocar todo mundo na mesma sala?
R: Não apenas é possível, como recomendável. A mescla de conhecimentos e a diversidade de pontos de vista é primordial para que haja colaboração e, assim, o grupo chegue a aprendizados novos. No entanto, compor um grupo de uma mesma área ou com profissionais com níveis hierárquicos semelhantes não é um problema.

Confira a programação*:

*O workshop pode ser adaptado para um módulo de 8 horas (um dia).

  • O que é inovação
  • Por que as pessoas e as empresas têm dificuldade de inovar?
  • Contexto geral da inovação: complexidades de um mundo em constante mudança
  • O que é cultura de inovação
  • O que é design
  • Design Thinking: teoria e definições
  • Valores do Design Thinking: empatia, colaboração e experimentação (vivências)
  • Proposição do desafio
  • Etapa 1: Descobrir o problema
  • Etapa 2: Redefinir o problema
  • Etapa 3: Desenvolvendo soluções
  • Etapa 4: Entregando soluções
  • E agora? O que eu faço com isso que aprendi?

O que os participantes estarão aptos a fazer, profissionalmente, depois do workshop?

(Re)pensar formas diferentes de:

  • Relacionar-se com seus clientes (interno ou externo).
  • Fazer reuniões.
  • Trabalhar em equipe (seja dentro de uma área ou entre áreas), aproveitando verdadeiramente a potencialidade da diversidade de olhares e de conhecimentos.
  • Estruturar processos e funções que não respondem mais às necessidades de quem os usa (projetar colocando o usuário no centro da questão).
  • Organizar projetos e processos que realmente façam sentido, excluindo burocracias e agregando valor ao negócio.
  • Projetos que deem respostas aos reais problemas da organização.
  • Processos que tenham como premissa fazer com que seu cliente esteja no centro de suas funcionalidades.
  • Usar as ferramentas aprendidas, isoladas ou em conjunto, nas mais diferentes circunstâncias.

E para a vida pessoal de quem faz, quais são os aprendizados?

  • Que ferramentas são, sim, importantes. Mas que mais importante é entender o modelo mental que está por trás delas. Só assim é possível fazer uso delas de forma mais consciente e proveitosa.
  • Que inovar é para todas as pessoas.
  • Que criar uma solução inovadora tem mais chances de dar certo se ela for projetada a partir das necessidades das pessoas (usuários) para as quais a solução será pensada.
  • O que é uma cultura de inovação e o que é preciso – individual e coletivamente – para que ela aconteça nas empresas.
  • Que o Design Thinking é um modo de pensar poderoso para resolver problemas não apenas no trabalho, mas em qualquer âmbito da vida.
  • Continua com dúvidas? Fale com a gente!

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