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Procurando formas de disseminar a cultura da sua empresa? Essa não é uma tarefa fácil, mas nós podemos ajudar!

Primeiramente, conversamos com vários profissionais de RH e identificamos alguns desafios que eles encontram ao disseminar a cultura de uma empresa. Foram eles:

  • Desenhar uma estratégia eficaz, já que isso envolve todas as áreas;
  • Paciência da liderança para esperar pelos resultados;
  • Planejamento e implantação do projeto, já que muitas mudanças aparecem no caminho.
  • A liderança nem sempre apoia e dá direcionamento para o projeto de cultura.
  • Conseguir tempo e dedicação das pessoas para um tema considerado abstrato.
  • Apatia dos funcionários diante de mais um projeto sobre mudança, seja ele qual for.
  • Calcular o retorno sobre o investimento (ROI) no projeto de cultura e mensurar os resultados para garantir a sua continuidade.

Mas dentre todos os desafios, o maior é que nem sempre falar dos aspectos da nova cultura garante que os funcionários se apropriem desse novo DNA.

Então como resolver esse problema? Para te ajudar a disseminar a cultura na sua empresa, vamos falar de 7 pontos-chaves que você PRECISA considerar quando planejar a disseminação de cultura na sua empresa!

Em seguida, também vamos te contar sobre o jogo de cultura organizacional que criamos para facilitar essa tarefa!

 Conheça os 7 pontos para se planejar

  1. Reconheça a cultura da sua empresa

É complicado falar de cultura porque pode parecer um assunto abstrato. Mas de forma simples, cultura é o reflexo dos valores da empresa, sejam eles declarados, apreciados, admirados ou não, por exemplo:

  • Uma tradição que a empresa repete todo ano;
  • Um comportamento que está presente no dia a dia;
  • A forma de comemorar conquistas;
  • As regras para planejar reuniões;
  • Etc.

A cultura está no ritmo no qual as decisões são tomadas, na estrutura hierárquica e até na forma como as pessoas enviam um simples e-mail, acredita?

Você consegue reconhecer a cultura da sua empresa?

  1. Resgate os valores da empresa estão na origem

Se a cultura está nos valores, um passo importante para seu planejamento é resgatar os valores da empresa!

Volte à origem e conheça a história dos fundadores e as decisões que foram tomadas nos primeiros anos de existência da empresa. Como resultado, você terá informações valiosas sobre porque a cultura é dessa forma até os dias de hoje.

Você já leva isso em consideração na hora de trabalhar a cultura da sua empresa?

  1. A cultura está em todo lugar

A cultura de uma empresa está em todos os lugares e aparece das formas mais óbvias ou até sutis.

Seja em aspectos operacionais, como por exemplo:

  • Estrutura organizacional;
  • Descrição de cargos;
  • Estratégias;
  • Tecnologia e práticas operacionais;
  • Políticas e diretrizes de pessoal;
  • Métodos e procedimentos;
  • Medidas de produtividade.

Ou então, em aspectos sociais e psicológicos, como:

  • Padrões de influência e poder;
  • Atitudes das pessoas;
  • Sentimentos de grupos;
  • Crenças, valores e expectativas;
  • Padrões informais de integração;
  • Normas de grupos;
  • Relações afetivas.

Para entender melhor tudo isso, gravamos um vídeo explicando mais sobre cultura:

ASSISTA O VÍDEO SOBRE CULTURA
  1. Cultura forte

Outro ponto importante é garantir que a cultura da empresa seja forte e coesa.

Uma cultura forte é aquela que está alinhada com os processos da empresa, por exemplo:

  • Na hora de selecionar pessoas;
  • Na forma de reconhecer colaboradores;
  • No compartilhamento de informações;
  • Nas tomada de decisão;
  • Entre outros.

No entanto, muitas empresas ainda são contraditórias, por exemplo: contratar pessoas muito planejadas, em uma cultura que não valoriza tanto o planejamento.

Não é à toa que dizemos que não existe o profissional ruim, mas sim aquele profissional que combina/não combina com uma cultura organizacional!

Você sente que os processos e decisões da empresa respeitam a cultura? Caso negativo, fica muito difícil disseminar a cultura de uma empresa, já que a mensagem transmitida pode ser bem confusa.

  1. Mudança de Cultura

Cultura não se muda da noite para o dia! Essa é uma transformação que precisa de insistência e persistência para acontecer.

Ao mesmo tempo, eventos externos ou internos podem forçar mudanças na cultura, como:

  • Novas tecnologias;
  • Troca de líderes;
  • Fusões;
  • Novos consumidores;
  • Competidores;
  • Legislação;
  • Etc.

Vale se questionar: qual é o momento da sua empresa? Vocês estão passando por uma mudança de cultura? O que vocês tem feito para que ela mudança aconteça?

  1. Códigos da cultura

Outra expressão importante de uma cultura são seus símbolos e rituais. Por isso, fique atento à arquitetura, layout do escritório, vocabulário dos colaboradores e até os funcionários percebidos como “heróis”. Esses indícios mostram de forma clara o que uma cultura valoriza ou rejeita.

Outro exemplo de rituais que escondem códigos da cultura são comemorações, reuniões e rotinas do escritório.

Ao disseminar a cultura da sua empresa, também é importante dar destaque aos códigos de cultura que a empresa já adota ou quer adotar.

  1. Não fique só no diálogo

Por fim, como você já percebeu, cultura é um tema profundo e que deve ser tratado com muito cuidado!

Só falar não basta, as pessoas precisam praticar! Caso contrário, pode haver uma grande confusão na empresa, que no discurso diz uma coisa e na prática, continua carregando comportamentos de uma cultura antiga.

Para resolver isso, você pode usar uma ferramenta lúdica como o Diálogo Ilustrado.

Jogo de disseminação de cultura: Diálogo Ilustrado®

O Diálogo Ilustrado® explica a cultura de uma empresa de forma lúdica e metafórica.

O jogo é customizado para cada empresa e conta a origem da cultura desejada, o contexto de negócios e os comportamentos necessários para que ela seja praticada.

Por ser um jogo, ele traz os participantes para atividades e dinâmicas que deixam a experiência bem envolvente e, ao mesmo tempo, reflexiva.

Diálogos Ilustrados® que já fizemos na FábricaRH 

Já criamos diálogos ilustrados para algumas dezenas de empresas. E percebemos que o jogo funciona muito bem tanto com o público operacional como o executivo.

Usar o mesmo jogo para todos os públicos traz um grande benefício. Assim, todos passam a contar a mesma história sobre a cultura da empresa.

Por fim, se você quer entender melhor como o jogo funciona, a gente selecionou alguns cases do Diálogo Ilustrado® para te mostrar como a cultura pode ser transmitida além do discurso!

VEJA OS CASES AQUI