Disseminação de cultura: 7 pontos-chaves para seu planejamento

Disseminação de cultura: 7 pontos-chaves para seu planejamento

Fazer a disseminação de cultura de uma empresa não é uma tarefa fácil, por isso, resolvemos conversar com vários profissionais de RH e descobrir quais são os maiores desafios que eles encontram no meio do caminho. São eles:

  • Desenhar uma estratégia eficaz, já que isso envolve todas as áreas;
  • Paciência da liderança para esperar pelos resultados;
  • Planejamento e implantação do projeto, já que muitas mudanças aparecem no caminho.
  • A liderança nem sempre apoia e dá direcionamento para o projeto de cultura.
  • Conseguir tempo e dedicação das pessoas para um tema considerado abstrato.
  • Apatia dos funcionários diante de mais um projeto sobre mudança, seja ele qual for.
  • Calcular o retorno sobre o investimento (ROI) no projeto de cultura e mensurar os resultados para garantir a sua continuidade.

Mas dentre todos os desafios, o maior deles é que falar da nova cultura não garante que os funcionários se apropriem desse novo DNA. Então como resolver esse problema?

Ao longo desse texto, vamos falar de 7 pontos-chaves que você PRECISA considerar quando planejar a disseminação de cultura na sua empresa! Em seguida, também vamos te contar sobre o jogo de cultura organizacional que criamos para facilitar essa tarefa!

Conheça os 7 pontos para se planejar

 

1. Reconheça a cultura da sua empresa

O assunto cultura pode parecer um assunto abstrato. Mas de forma simples, cultura é o reflexo dos valores da empresa, sejam eles declarados, apreciados, admirados ou não, por exemplo:

  • Uma tradição que a empresa repete todo ano;
  • Um comportamento que está presente no dia a dia;
  • A forma de comemorar conquistas;
  • As regras para planejar reuniões, etc.

Ou seja, a cultura está no ritmo no qual as decisões são tomadas, na estrutura hierárquica e até na forma como as pessoas enviam um simples e-mail, acredita?

Então vale refletir: você reconhece a cultura da sua empresa?

 

2. Resgate os valores da empresa estão na origem

Se a cultura está nos valores, um passo importante para seu planejamento é resgatar os valores da empresa!

Volte à origem e conheça a história dos fundadores e as decisões que foram tomadas no início da empresa. Assim, você terá informações valiosas sobre porque a cultura é dessa forma hoje em dia.

Você já leva isso em consideração na hora de trabalhar a cultura da sua empresa?

 

3. A cultura está em todo lugar

A cultura de uma empresa está em todos os lugares e aparece das formas mais óbvias ou até sutis.

Seja em aspectos operacionais, como por exemplo:

  • Estrutura organizacional;
  • Descrição de cargos;
  • Estratégias;
  • Tecnologia e práticas operacionais;
  • Políticas e diretrizes de pessoal;
  • Métodos e procedimentos;
  • Medidas de produtividade.

Ou então, em aspectos sociais e psicológicos, como:

  • Padrões de influência e poder;
  • Atitudes das pessoas;
  • Sentimentos de grupos;
  • Crenças, valores e expectativas;
  • Padrões informais de integração;
  • Normas de grupos;
  • Relações afetivas.

Para entender melhor tudo isso, gravamos um vídeo explicando mais sobre cultura:

 

ASSISTA O VÍDEO

 

4. Cultura forte

Outro passo importante é garantir que a cultura da empresa seja coerente. Para isso, ela precisa estar alinhada com os processos da empresa, por exemplo:

  • Na hora de selecionar pessoas;
  • Na forma de reconhecer colaboradores;
  • No compartilhamento de informações;
  • Nas tomada de decisão;
  • Entre outros.

No entanto, muitas empresas são contraditórias, por exemplo: contratam pessoas muito planejadas, em uma cultura que não valoriza tanto o planejamento.

É por isso que dizemos que não existe o profissional ruim, mas sim aquele profissional que combina/não combina com uma cultura organizacional!

Você sente que os processos e decisões da empresa respeitam a cultura? Caso negativo, fica muito difícil disseminar a cultura de uma empresa, já que a mensagem transmitida pode ser bem confusa.

 

5. Mudança de Cultura

Depois de pensar da coerência da cultura, é preciso lembrar que uma mudança cultural não acontece da noite para o dia! Essa é uma transformação que precisa de persistência para acontecer.

Ao mesmo tempo, eventos externos ou internos podem forçar mudanças na cultura, como:

  • Novas tecnologias;
  • Troca de líderes;
  • Fusões;
  • Novos consumidores;
  • Competidores;
  • Legislação;
  • Etc.

Vale se questionar:

  • Qual é o momento da sua empresa?
  • Vocês estão passando por uma mudança de cultura?
  • O que vocês tem feito para que ela mudança aconteça?

 

6. Códigos da cultura

Outro ponto importante são os símbolos e rituais que refletem a cultura.

Por isso, fique atento à arquitetura, layout do escritório, vocabulário dos colaboradores e até os funcionários percebidos como “heróis”. Esses indícios mostram de forma clara o que uma cultura valoriza ou rejeita.

Outro exemplo de rituais que escondem códigos da cultura são comemorações, reuniões e rotinas do escritório.

Ao disseminar a cultura da sua empresa, também é importante dar destaque aos códigos de cultura que a empresa já adota ou quer adotar.

 

7. Não fique só no diálogo

Por fim, como você já percebeu, cultura é um tema profundo e que deve ser tratado com muito cuidado!

Só falar não basta, as pessoas precisam praticar! Caso contrário, pode haver uma grande confusão na empresa, que no discurso diz uma coisa e na prática, continua carregando comportamentos de uma cultura antiga.

Para resolver isso, você pode usar jogos, que são uma forma bem discontraída de abrir uma discussão importante. Os jogos deixam as pessoas mais dispostas para o aprendizado.

Na FábricaRH, chamamos o jogo de cultura de Diálogo Ilustrado.

 

8. Jogo de disseminação de cultura: Diálogo Ilustrado®

O Diálogo Ilustrado® explica a cultura de uma empresa de forma lúdica e metafórica.

O jogo é customizado para cada empresa e conta a origem da cultura desejada, o contexto de negócios e os comportamentos necessários para que ela seja praticada.

Por ser um jogo, ele traz os participantes para atividades e dinâmicas que deixam a experiência bem envolvente e, ao mesmo tempo, reflexiva.

 

9. Diálogos Ilustrados® que já fizemos na FábricaRH

Já criamos diálogos ilustrados para algumas dezenas de empresas. E percebemos que o jogo funciona muito bem tanto com o público operacional como o executivo.

Usar o mesmo jogo para todos os públicos traz um grande benefício. Assim, todos passam a contar a mesma história sobre a cultura da empresa.

Por fim, se você quer entender melhor como o jogo funciona, a gente selecionou alguns cases do Diálogo Ilustrado® para te mostrar como a cultura pode ser transmitida além do discurso!

 

VEJA OS CASES

 

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