+55 11 3459 9029 / 11 97194 6476 contato@fabricarh.com.br

Quer conhecer treinamentos corporativos com jogos? Então esse texto é para você!

Novas ferramentas, metodologias, sistemas, conhecimentos, competências… A gente sempre tem algo para aprender e colocar em prática no nosso dia a dia!

Afinal, aprender constantemente garante o desenvolvimento contínuo dos profissionais da sua empresa, promove mais inovação, engajamento e motivação no trabalho!

Mas quem disse que qualquer treinamento dá bons resultados?

Se você ainda tem dúvidas do melhor formato e abordagem para seu treinamento realmente fazer a diferença, então veja o conteúdo que preparamos!

Treinamentos corporativos

De forma geral, o objetivo de um treinamento corporativo é promover aprendizagem para os participantes.

E esse treinamento pode ser feito para qualquer público: seja para os novos colaboradores da empresa, para os estagiários ou liderança.

Também pode ser sobre qualquer tema, por exemplo:

  • A cultura e valores da empresa
  • Como os departamentos da empresa funcionam e a dependência que têm entre si.
  • Uma técnica específica que vai tornar o trabalho mais ágil ou eficiente
  • Conhecimento específico que pode melhorar a qualidade do trabalho do colaborador
  • Comportamento ou competência importante para um grupo alavancar seu desempenho.
  • Team Building que vai melhorar a eficiência de um equipe
  • Etc.

Mas muitas vezes, percebemos que o treinamento transmite um conteúdo, mas não se preocupa com a experiência de aprendizado de quem está participando.

Pensando que cada público tem uma característica muito única, então pensar na forma como o aprendizado será transmitido é essencial!

Conteúdo + Prática

Ou seja, dar um treinamento não significa que os participantes absorveram 100% do conteúdo. E já ouvimos muitos relatos aqui na Fábrica RH, por exemplo:

  • Os participantes nem sempre entendem o porquê de um treinamento
  • Não conectam o conteúdo do treinamento à sua realidade.
  • Acham o treinamento maçante
  • Vêem como uma oportunidade de sair da rotina, mas não necessariamente uma fonte de aprendizado.
  • Acreditam que o conteúdo transmitido pelo PPT ou só na fala, não são absorvidos depois de um tempo…

Treinamento corporativo com jogos

Por isso acreditamos que mudar o formato do seu treinamento, pode mudar bastante os resultados que você tem com eles! Por exemplo:

O que você acha mais eficiente?

Falar de vendas passando técnicas e metodologias ou por meio de uma competição entre equipes, desafiando cada um deles a vender um palito de sorvete da melhor forma possível e, ao final, conectar tudo que fizeram com técnicas de vendas que funcionam e que não funcionam?

Esse é um exemplo real do que já fizemos e mostra que, proporcionar experiências lúdicas, tira os participantes da zona de conforto e faz eles pensarem mais sobre o que estão fazendo.

Jogo corporativo é coisa séria! Nós da FábricaRH, usamos a Andragogia para construir treinamentos marcantes.

Andragogia

De forma resumida, a andragogia é a arte de ensinar adultos.

O que leva um adulto a aprender algo novo é a utilidade disso para sua realidade, portanto, para ele, o porquê daquele novo conhecimento precisa estar muito claro!

Fora isso, é importante também garantir uma experiência engajadora. Para isso, nós usamos a gamificação como forma de proporcionar uma vivencia diferente, que prende sua atenção, encanta e é carregada de emoções.

Ao longo de um jogo ou dinâmica lúdica, nosso papel é promover o entendimento do mesmo conteúdo que uma palestra transmitiria, mas usando recursos como a sorte, competição, colaboração e diversão.

Um jogo corporativo pode arrancar muitas risadas, isso é importante para a conexão com o conteúdo, tanto pela atenção como pelo sentimento emocional gerado pela experiência do jogo.

Como montamos treinamentos com jogos?

Na Fabrica RH, gamificação é nosso ingrediente essencial, que nunca pode faltar! Em alguns casos, fazemos jogos de tabuleiro, em outros casos, fazemos jogos de cartas ou então, estruturamos treinamentos com bingo, poker, dominó, supertrunfo, quiz e muito mais.

Tem momentos em que preferimos fazer dinâmicas diferentes, que envolvem karaokê, escape ou qualquer outra atividade que traga divertimento e aprendizado!

Essas mecânicas são conhecidas e fáceis de entender! As pessoas têm memórias afetivas com esses jogos da infância. São divertidos e aproximam o grupo, independentemente do crachá!

Por fim, se você quer entender como podemos criar um treinamento gamificado para a sua empresa? Então conte para nós qual é a sua demanda!

CONTE PARA NÓS QUAL É A SUA DEMANDA